Até a atividade humana mais simples gera resíduos e para que seja possível para a humanidade conviver em grupos cada vez maiores a forma como é coletado e tratado o lixo é uma parte importante do que nos coloca como civilização.
Os processos e tecnologia envolvidos no tratamento do lixo ganharam novos contornos quando as preocupações com o tratamento adequado passaram a incluir os cuidados com a preservação do meio ambiente e assim os lixões foram substituídos por aterros sanitários.
Mas o que são os lixões?
Os lixões são áreas de disposição de resíduos a céu aberto, nesses ambientes não há separação por nível de contaminação e assim resíduos de baixo nível de contaminação como residenciais e comerciais acabam sendo misturados a resíduos altamente contaminantes como resíduos hospitalares e industriais.
Os danos causados por esse tipo de destinação são principalmente ao meio ambiente com a contaminação do ar com os gases gerados, infestação de ratos e insetos além da contaminação do solo e lençol freático pelo chorume que é liberado pela decomposição do lixo.
Mesmo o dano ambiental sendo considerado crime prevendo inclusive pena de reclusão de 1 a 5 anos até setembro de 2021 haviam 2.621 em operação é um avanço frente aos 3.257 existentes em 2019 mas que ainda causam um dano considerável ao meio ambiente.
Qual é a solução?
A melhor forma hoje para a disposição, e tratamento de resíduos sólidos são os aterros sanitários, que ao contrário dos lixões são obras de engenharia pensadas e executadas para a melhor destinação dos resíduos e menor impacto ao meio ambiente.
A base de um aterro é formada por uma camada compactada de solo com uma cobertura de alta densidade impermeável de Polietileno de alta densidade (PEAD), que serve para impedir que o chorume (resíduo líquido altamente contaminante resultado da decomposição de material orgânico) contamine o solo e o lençol freático, no interior do aterro existem também sistemas para a coleta dos gases e as camadas de resíduos é coberta com argila com sistema de drenagem de águas pluviais que protege de infiltração de água da chuva no interior do aterro.
Para o seu melhor funcionamento ideal o aterro deve ser construído e administrado seguindo as orientações presentes na norma ABNT NBR 8419/1992 e a vida útil de cada uma destas instalações é de no mínimo 10 anos e o seu monitoramento deve ser feito por no mínimo 10 anos após o seu encerramento segundo a norma da ABNT NBR 13896/1997.
Green ambiental
A Green Ambiental possui mais de 10 anos de experiência na coleta, transporte e administração de resíduos. Todas as etapas deste processo são feitas respeitando todas as normas vigentes e utilizando ferramentas e pessoal especializado para a melhor prestação de serviço.
Os nossos serviços são pautados pela confiança, sustentabilidade e tecnologia e estando presentes em quatro estados do país atuamos em diversas áreas com equipamentos modernos, técnicas de engenharia inovadoras e respeito ao meio ambiente, ao ser humano e as leis com foco na sustentabilidade.
Pingback: Residuos da construção civil - RCC - Green Soluções Ambientais